terça-feira, 12 de maio de 2015

Inícios, observações e práticas

Olá, como já devem ter percebido eu sou o Leo. Sou estudante da 6° fase do curso de história na Universidade Federal de Santa Catarina. Entre as disciplinas que estou cursando este semestre há uma chamada Estágio Supervisionado I. Vulgo estágio obrigatório. As aulas com a professora da disciplina na UFSC já vinham acontecendo desde o início do semestre em março. Lemos e discutimos textos sobre a Educação de Jovens e Adultos, a EJA. Mas somente ontem foi que conhecemos a Escola Básica Municipal Professora Herondina Medeiros Zeferino, onde faremos o estágio. 
Imagem do site Portal da Ilha

Esta foi uma das primeiras vezes que participo minimamente da rotina de uma escola em muito tempo. Não foi difícil perceber que muita coisa mudou. Mas muito mais permanece o mesmo. Como a desvalorização dos profissionais da educação por parte da administração pública. Mais uma vez os professores e professoras estão em estado de greve. E a prefeitura em resposta a apenas uma fração mínima das reinvindicações, ofereceu 4% de aumento salarial dos 8% que seria apenas a inflação. Restando como saída a realização de uma nova assembleia da categoria na próxima quarta-feira dia 13/05 para decidir então os rumos do movimento.
Mas a educação não é feita apenas de notícias ruins. Fomos recebidos muito bem, pelos servidores da escola, professoras e professores, estudantes e pelo coordenador da EJA. Este nos respondeu uma bateria de dúvidas e nos apresentou a escola e a modalidade EJA realizada naquela comunidade do norte da ilha. 
Confesso que saí de casa com pouca vontade, boa parte era preguiça, principalmente por causa da chuva e por ter (continuamente) diversos textos pra ler. Mas voltei de alma lavada e com muita energia para tentar contribuir com a minha parcela. Aprender o máximo possível com esta experiência, a qual acredito que será de grande importância em minha formação como professor de história. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário